terça-feira, 25 de novembro de 2008

Georeferenciamento de mapas no AutoCAD (UTM)

Para se georeferenciar um mapa no AutoCAD, é preciso conhecer a coordenada de pelo menos dois pontos no desenho. 
Sabendo isso, utiliza-se o comando Align. O AutoCAD irá pedir para selecionar os objetos que deseja georeferenciar. Selecione todo o desenho e clique enter.
Specify first source point: clique no primeiro ponto de coordenada conhecida.
Specify first destination point: digite a coordenada do ponto em UTM. Ex: 652.457,7754.258 ou 652457,7754258. A diferença entre as duas é que, na primeira opção, as distâncias ficarão em quilometros, e na segunda em metros. (1 unidade do AutoCAD = 1 km ou 1 m).
Feito isso, repita para o segundo ponto de coordenadas conhecidas.
O AutoCAD irá solicitar um terceiro ponto, mas para este caso não é necessário utilizado. Basta confirmar com a tecla enter até encerrar o comando.
Com isso, seu desenho ficará georeferenciado. 
A partir dai, para saber a coordenada de qualquer ponto no desenho basta usar o comando ID.
Espero que esta dica seja útil.
Se a explicação não estiver clara, podem entrar em contato através do e-mail radneves@gmail.com.


15 comentários:

Anônimo disse...

Muito útilreltu

Rodrigo Barbosa disse...

Boa dica, não fazia isto desde meu tempo de faculdade.

Li no seu perfil que você trabalha da GeoAmbiente, que coincidência, também sou gerente de projetos e atua na área de gerenciamento de áreas contaminadas em uma consultoria em sorocaba. Abraços.

Beatriz disse...

O Align faz o georefenciamento desconsiderando o datum... será que é um jeito preciso de georefenciar?
eu sou uma cadista apenas, mas fui questionada sobre isso por uma engenheira ambiental.
Muito Obrigada!
Beatriz Farias

Renan B Lúcio disse...

Olá, tenho uma dúvida também... preciso lançar alguns pontos em um mapa georeferenciado, mas não "cai dentro" no mapa. Preciso saber como tirar o georeferenciamento do mapa para lançar os pontos ou outra forma?? Agradeço pela atenção.

jaja disse...

1º Beatriz, se jogadas coordenadas iniciais de referência, ele vai sim se tornar preciso, até por que o CAD tem base em UTM;

2ºRenan, se estiver muito afastado para esquerda ou direita, as coordenadas estão em fusos diferentes, se for para cima ou para baixo ai a questão já é de meridiano.

Rodrigo Augusto Dourado Neves disse...

O que você diz é verdade. O AutoCAD desconsidera o datum, porem, para a maioria dos trabalhos que faço este erro pode ser desprezado.
Caso seu interesse seja fazer levantamentos topográficos ou geodésicos de precisão, recomendo que utilize outro software. Eu gosto muito do AutoCAD MAP 3D.

Unknown disse...

OI! Tudo bem..
Essa informação foi muito útil, porém agora preciso saber de uma coisa.
Estou trabalhando com um mapa feito por outra pessoa que o georeferenciou, porém trocou a coordenada do x pelo do y e por isso preciso retirar o georreferenciamento que foi feito e fazer novamente de forma correta. Não tenho ocmo entrar em contato com quem fez o mapa. Pergunta: Como retirar o georreferenciamento de um mapa ja georreferenciado usando o Autocad 2010.....
Muiyo obrigada
Gisele

Unknown disse...

gisele se vc tiver as coordenadas corretas, tem como utilizar a ferramena query no seu cad 2010 conhece???

Unknown disse...

Oi! Obrigada pela dica Oseias, mas ainda não conheço essa ferramenta. (query)~Tem como me ajudar.....
abraço.

fbarbosa disse...

Estou com uma duvida, pois estou georreferenciados os mapas das cidades-satelites de brasilia, só que brasília é cortado no meio por duas zonas diferentes 22S e 23S, sendo que na 22S as coordenadas ficam x=818920 e y=8242153, já na zona 23s ficam x=182767 e y=8243414. e fazendo com que nao alinhem. Como faço para resolver?
Obrigado.
Fabricio Barbosa
fabricio.barbosa@itecgroup.com.br

F_Lima disse...

Rodrigo, estou com o mesmo problema do Fabrício (comentário acima).
Tem algo que possa ser feito para resolver?

Agradeço

Francisco Lima
franciscolima.net@gmail.com

Unknown disse...

Oi Rodrigo, tenho uma dúvida. Recebi um arquivo com coordenadas mas não consigo identificar se o referenciamento foi feito através do SAD 69 ou WGS 84. É possível identificar ou configurar esta informação no autocad? Vi que é possível no autocad map 3d, mas possuo apenas o autocad comum.
Obrigada

Unknown disse...

Pessoal, a dica feita na postagem se refere a dois ou mais pontos com coordenadas conhecidas, presume-se que elas estejam corretas. Em caso de dúvida da exatidão das coordenadas ou sistema de projeção, sempre se pode baixar um arquivo do IBGE do local e verificar através de pontos conhecidos (estradas, edificações, rios, linhas de transmissão, etc).

Unknown disse...

O georreferenciamento via ALIGN não é confiável, pois ele não permite pegar muitos pontos de controle e ainda não mostra a precisão do georreferenciamento. Portanto, é apenas um quebra-galho.

Rodrigo Augusto Dourado Neves disse...

Fernando, existem formas de se distribuir o erro na geração do desenho.
Se o levantamento for bem feito, e não se tratando de levantamento geodésico, não haverá necessidade de se ter muitos pontos de controle.
Outro ponto, a precisão do levantamento não é calculada pelo desenho, e sim pelo topógrafo ou engenheiro.

É necessário que o Gerente de Projetos tenha conhecimento técnico sobre o projeto que irá gerenciar?

Um assunto muito comum que normalmente leva a discussões acaloradas em diversos ambientes, tanto digital quanto presencial, é sobre a ne...