segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Amostragem Baixa Vazão (Low Flow Sampling)

O sistema de amostragem tipo baixa vazão apresenta resultados mais confiáveis que os métodos de amostragem tradicionais que vem sendo utilizados no Brasil.
O sistema low flow consiste em extrair água de um poço de monitoramento através de uma bomba, onde sua vazão é contrololada (de acordo com a produção do poço) a fim de minimizar a perturbação no lençol freático durante a amostragem.
Durante a extração de água, diversos parâmetros são monitorados (pH, OD, eH, Cond. Elétrica, etc). Quando os mesmos estabilizam, significa que a água que está sendo retirada é representativa do aqüífero, indicando então que o poço pode ser amostrado.
Este sistema de amostragem possui também alguns pontos negativos, tais como investimento inicial alto para aquisição dos aparelhos de amostragem, treinamento especializado, demanda maior tempo em campo para realizar a amostragem, dentre outros.

Nenhum comentário:

É necessário que o Gerente de Projetos tenha conhecimento técnico sobre o projeto que irá gerenciar?

Um assunto muito comum que normalmente leva a discussões acaloradas em diversos ambientes, tanto digital quanto presencial, é sobre a ne...