sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos - OPM3 – Organizational Project Management Maturity Model

O modelo OPM3 foi desenvolvido pelo PMI e é uma referência de execução estratégica que utiliza portfólio, programa e gerenciamento de projeto, assim como as práticas existentes nas organizações para criar uma estratégica organizacional visando melhorar a performance, os resultados e fornecer vantagens competitivas e sustentáveis. O modelo OPM3 proporciona integrações entre o conhecimento, estratégia da empresa, pessoas e processos. A figura a seguir apresenta o fluxograma do gerenciamento de projeto organizacional (PMI, 2013).

Figura 1 - Gerenciamento de projeto organizacional (Fonte: Adaptado de PMI, 2013)











 Diferentemente dos outros modelos, o OPM3 não apresenta níveis de maturidade. Ele relaciona a gestão de projetos, programas e portfólio com estágios de melhoria de processos (Padronização, Medição, Controle e Melhoria Contínua). Seu desenvolvimento foi fortemente baseado em pesquisa, utilizando 27 modelos contemporâneos e a contribuição de 34 países. Está totalmente alinhado com as melhores práticas do PMBOK.

Nenhum comentário:

É necessário que o Gerente de Projetos tenha conhecimento técnico sobre o projeto que irá gerenciar?

Um assunto muito comum que normalmente leva a discussões acaloradas em diversos ambientes, tanto digital quanto presencial, é sobre a ne...