terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dimensões do modelo de maturidade PRADO-MMGP

O modelo PRADO-MMGP possui 5 níveis e 7 dimensões para a avaliação da maturidade. Cada nível pode conter até 7 dimensões da maturidade em diferentes intensidades e peculiaridades. A seguir apresentamos as dimensões do modelo (PRADO, 2010).

-        Competência em Gerenciamento de Projetos: os principais envolvidos na gestão de projetos devem ser competentes neste quesito. Competência pode ser entendida como a soma entre conhecimento e experiência. Este conhecimento não direciona para nenhuma metodologia especifica, sendo aceito conhecimentos relacionados ao PMBOK, Prince2, IPMA, Métodos Ágeis (Scrum), etc.
-        Competência Técnica e Contextual: Esta dimensão avalia a competência técnica, relacionada ao produto ou serviço que a empresa ou departamento pretende entregar. Exemplo: empresas de engenharia precisam de profissionais com conhecimento de engenharia).
-        Competência Comportamental: Os envolvidos com o gerenciamento do projeto precisam ser competentes do ponto de vista comportamental, isto é, possuir as chamadas soft skills (liderança, negociação, motivador). A medição desta dimensão implica uma certa subjetividade do ponto de vista de que avalia.
-        Metodologia: Esta dimensão avalia a existência de uma metodologia de gerenciamento de projetos que atue em todo o ciclo que necessita ser acompanhado, isto é, abrange todas as fases do projeto.
-        Informatização: Esta dimensão avalia se os aspectos relevantes da metodologia de gerenciamento de projetos são informatizados, e se o sistema é de fácil uso e permite a tomada de decisão.
-        Alinhamento Estratégico: Avalia se o portfólio de projetos do setor está alinhado com a estratégia da empresa. Verifica se os processos de gestão de portfólio são realizados com a qualidade e velocidade necessária.

-        Estrutura Organizacional: Esta dimensão avalia se a estrutura organizacional da empresa define claramente a relação entre os gerentes de projeto, os demais setores da empresa, o PMO, os comitês de projeto, a diretoria, e o grau de autoridade de cada envolvido.

Nenhum comentário:

É necessário que o Gerente de Projetos tenha conhecimento técnico sobre o projeto que irá gerenciar?

Um assunto muito comum que normalmente leva a discussões acaloradas em diversos ambientes, tanto digital quanto presencial, é sobre a ne...