terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que é um Plano Estratégico?

De acordo com Ribeiro (2015), o planejamento estratégico se configura em uma grande oportunidade para avaliar o posicionamento dos negócios da empresa frente ao mercado, identificado forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, além de traçar um plano de estratégias de curto, médio e longo prazo. Uma vez que uns dos objetivos deste trabalho é avaliar o alinhamento dos projetos frente a estratégia, se faz necessário conceituar o que é um plano estratégico. A estratégia é definida a partir da definição do negócio (core business), visão, missão e princípios, que direcionam as operações da empresa em busca de um objetivo. Uma boa estratégia leva em consideração aspectos internos e externos as organizações, e deve ser clara para todos os colaboradores.
A missão de uma empresa é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta (RAMOS, 2015).

RAMOS, R. Missão, Visão e Valores: Os Princípios Essenciais. Infoescola – Navegando e Aprendendo. Disponível em: . Acesso em 25 de abril de 2015.

RIBEIRO, I. Planejamento Estratégico Aplicado a MPE. SEBRAE. Disponível em: . Acesso em 25 de abril de 2015.

Nenhum comentário:

É necessário que o Gerente de Projetos tenha conhecimento técnico sobre o projeto que irá gerenciar?

Um assunto muito comum que normalmente leva a discussões acaloradas em diversos ambientes, tanto digital quanto presencial, é sobre a ne...